Parlamentares reagem a Decreto que envolve Polo de Concentrados

A bancada do Amazonas em Brasília não reagiu nada bem ao Decreto Federal nº 11.052/2022. O documento foi publicado na noite de quinta-feira e zera o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Deputados federais e Senadores do Amazonas acreditam que isso põe em risco a competitividade do polo de concentrados da Zona Franca de Manaus (ZFM).

 

O deputado Federal, Marcelo Ramos, mostrou sua indignação em publicações no Instagram. Na manhã desta sexta-feira, 29, ele fez ainda uma transmissão ao vivo sobre o assunto. O Vice-presidente da Câmara dos Deputados disse que vai tomar providências.  “É preciso dizer que diante das características da Zona Franca de Manaus, me parece que o presidente pode até reduzir o tributo, mas ele não pode zerar”, acrescentou o político.

 

O senador Eduardo Braga também criticou a ação do presidente Jair Bolsonaro. “ Isso, obviamente, é mais uma ação para enfraquecer a Zona Franca de Manaus”, falou Braga.

 

O deputado Federal, Zé Ricardo, divulgou um vídeo e uma nota para a imprensa. No material , ele diz que o decreto é um golpe mortal. “Esse é o momento de reunir força, da sociedade, dos empresários, para cobrar que o Supremo tome uma decisão a favor da Zona Franca", defendeu.