Reta final: disputa entre David Almeida e Alberto Neto segue acirrada

 

 

Chegamos à última semana da campanha eleitoral e no próximo domingo, dia 27 de outubro, teremos a definição de quem vai comandar a prefeitura de Manaus entre 2025 e 2028. A disputa para o segundo turno segue acirrada. Até agora, o cenário parece bem indefinido e é difícil cravar quem vence o pleito. 

 

As pesquisas mais recentes mostram uma diferença de até dois pontos percentuais entre os candidatos. O levantamento do Direto ao Ponto, divulgado nesta segunda-feira, 21, coloca o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) na frente. Ele aparece com 50,4% dos votos válidos, enquanto David Almeida (Avante), está com 49,6%. Os dois estão empatados tecnicamente.

 

O que corrobora para o panorama de indefinição é a quantidade de pessoas que ainda não estão certas sobre quem vão optar. Entre os eleitores entrevistados pela pesquisa, 75,8% disseram que a escolha do seu voto é definitiva. Os indecisos são 22,4%. Eles falaram que ainda podem mudar de candidato caso algo aconteça, e 1,8% não souberam opinar.

 

A primeira pesquisa da Quaest para a Prefeitura de Manaus após o primeiro turno também aponta um empate técnico entre David e Alberto Neto. De acordo com o levantamento, divulgado no último sábado (19), o atual prefeito tem 43% das intenções de voto. Na sequência, Alberto Neto aparece  com 41%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

.

Em consequência disso, a reta final da campanha tem se mostrado cada vez mais importante. Uma atenção especial deve ser voltada para os dois debates televisivos que teremos esta semana.

 

 Na quarta-feira (23), a TV A Crítica promove o encontro entre os dois candidatos do segundo turno. No dia seguinte, na quinta-feira (24), será a vez a Rede Amazônica convocar os políticos para um momento de discussão das propostas. Os debates nas duas emissoras são transmitidos a partir das 21h.