A semana já começou agitada em Brasília. O Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, publicou um ato em que destitui o deputado federal do Amazonas, Marcelo Ramos, do cargo de vice-presidente da casa. Ramos trocou de partido em Março deste ano depois do Presidente da República, Jair Bolsonaro, se afiliar a sua antiga sigla, o PL. Marcelo segue afiliado ao PSD. O argumento foi utilizado por Arthur Lira para convocar novas eleições.
O parlamentar amazonense tinha uma liminar que o mantinha no cargo, mas o Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes revogou o documento. Marcelo diz que a ação foi politica e que isso aconteceu porque trava uma briga com o Governo Federal, principalmente, pelos decretos da área econômica que prejudicam a Zona Franca de Manaus.
Marcelo falou que não vai recorrer da decisão e continua seu trabalho como deputado federal na Câmara.
As novas eleições estão marcadas para amanhã, dia 25 de Maio. Os parlamentares devem escolher o vice-presidente, o Segundo Secretário e o Terceiro Secretário da casa. A votação deve exclusivamente presencial.